PROJETO HOJE TEM MARMELADA
Justificativa:
O dia 15 de março é destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos. Trabalhando o tema Circo desenvolveremos nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense além do senso de carinho e cuidado pelos animais.
Objetivo :
- Desenvolver o gosto por atividades circenses;
- Valorizar circo como forma de preservação da nossa cultura popular;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo;
- Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Desenvolver o cuidado e respeito pelos animais;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo e ao equilíbrio;
Estratégigas
História O Circo;
Assistir os DVDs do desenho Dumbo, DVD da Xuxa SPB 5: Circo; Os Trapalhões Os Saltimbancos;
Conversa informal sobre os filmes assistidos e os nomes dos profissionais;
Questionar a necessidade de ter animais no circo;
Brincadeiras envolvendo a expressão corporal e equilíbrio;
Músicas dramatizadas do Patati e Patatá e Atchim e Espirro;
Pintura da atividade com a data comemorativa e confecção de cartazes;
Pinturas no rosto;
PÚBLICO ALVO
Alunos do Jardim (3 e 4 anos)
RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Professora Adriana Gonçalves Alves / Colégio Brumline – Ano 2011
Atividades Dia do Circo
Dia 27 de março: Dia do circo
Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Um circo é normalmente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabaristas, equilibristas, ilusionistas, entre outros.
Nas atividades destinadas ao Dia do Circo, é de extrema importância enfatizar para as crianças que os animais não devem fazer parte dos shows circenses.
Muitos dos animais que são usados nos circos foram violentamente capturados no meio selvagem, tendo as suas famílias sido mortas para esse fim. Outros foram comprados de jardins zoológicos, de onde também são separados das suas famílias. Em qualquer caso, os animais de circo têm sempre passados traumáticos e, fruto da maneira como são mantidos e tratados enquanto são usados para os espetáculos de circo, estão condenados a uma vida de permanente angústia e depressão. Jaulas minúsculas, doenças e feridas não tratadas. Entre outras situações de crueldade que nem vou postar. Mas conscientização é tudo. Circo é lindo e legal sem animal.
FOTOS DAS ATIVIDADES
DVDs
CDs
Fotos da Turminha
Espero que tenham curtido assim como nós!
Beijos
Adriana