"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora apaixonada pela vida. Acredito, assim como Fernando Pessoa, que " o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

quinta-feira, 3 de março de 2011

Projeto: Carnaval e Carmem Miranda




A idéia de trabalhar com as crianças a maior de todas as rainhas do Carnaval, surgiu da necessidade de mostrarmos para os alunos um passado muito importante da história do Brasil, tendo como tema principal uma personagens mais que famosa e que divulgou nosso país para o mundo. Uma história magnífica e esquecida pela sociedade moderna.

Carmen Miranda nasceu em Portugal, mas foi no Brasil que se firmou como celebridade. Lugar onde, ano após ano, jamais é esquecida pelos foliões.Na hora de escolher a fantasia, ela sempre foi referência. A cantora desenvolveu um dos adereços preferidos pelas passistas - o salto plataforma. Faltou só patentear a invenção que ajudou a pôr as mulheres com mais conforto sobre um pedestal. Pequena, com pouco mais de 1m54 de altura, aprendeu a se equilibrar e a dançar com suavidade no alto das suas tamancas.

O escritor Ruy Castro, pesquisador do legado de cantora, credita a ela o samba como o conhecemos hoje. “Acho que devemos tanto a Carmen que é até difícil de dizer. Nós devemos a ela o samba. Até então não se cantava daquela maneira. O samba mal existia. O samba era o maxixe. A mudança aconteceu naquela virada dos anos 20 para os 30, que foi quando a Carmen estava aparecendo. Ela nos levou à marchinha. Foi a primeira grande intérprete das marchinhas de Carnaval criadas naquela época, anos 30, pelo Ary Barroso”, além dos sucessos de “Tico-tico no Fubá” e “Mamãe eu quero”.

Abaixo seguem os textos do nosso Projeto CCM - Carnaval e Carmem Miranda



A História do Carnaval

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no séc. XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. O período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos 3 dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas. A palavra "carnaval" está relacionada com a ideia dos prazeres da carne. Em contraste com a Quaresma, tempo de privações, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça, último dia antes da Quaresma.
O Carnaval era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas, convidando a cidade a participar da folia. No Renascimento as festas de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
No Brasil, no séc.XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se mais popular e esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. Surge a Ligas de Escolas de Samba e começam os primeiros campeonatos.
No Nordeste do Brasil, cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, são uma das principais atrações.Em Salvador, existem os trios elétricos e blocos negros como o Olodum, Ileyaê, Afoxé e Filhos de Gandhi.

CARMEM MIRANDA

Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em 9 de fevereiro de 1909 em Marco de Canaveses uma cidade de Portugal, e pouco depois de seu nascimento sua familia imigrou para o Brasil. Conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira.Sua carreira artística transcorreu no Brasil e EUA entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos EUA. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultura brasileiro surgido no final da década de 1960.
Carmen estudou na escola de freiras Santa Teresa.Teve o seu primeiro emprego aos 14 anos numa loja de gravatas, e depois numa chapelaria. Contam que foi despedida por passar o tempo cantando. Em 1930, quando gravou a marcha "Pra Você Gostar de Mim" – “Taí” seu grande sucesso.. Em 1936, estreou o filme Alô,

Alô Carnaval com a famosa cena "Cantoras do Rádio. Em 1940, fez uma apresentação perante o presidente Franklin D. Roosevelt durante um banquete na Casa Branca.. Entre 1942 e 1953 atuou em 13 filmes em Hollywood e nos mais importantes programas de rádio, televisão, casas noturnas, cassinos e teatros norte-americanos.
Carmen retornou ao Brasil após uma ausência de 14 anos, fazendo shows pelo mundo. Seu médico brasileiro constatou a dependência química (drogas) e tentou desintoxicá-la. Ficou internada em tratamento no hotel Copacabana Palace. Carmen melhorou, mas não abandonou completamente as drogas.

Em Beverly Hills, após uma apresentação para os amigos, Carmen subiu para seu quarto. Já pronta para dormir caminha em direção à cama e sofre um colapso cardíaco fulminante que a derrubou morta no dia 5 de agosto de 1955. Tinha 46 anos.

Em 12 de agosto de 1955, seu corpo chega ao Rio de Janeiro. Sessenta mil pessoas compareceram ao seu velório realizado no saguão da Câmara Municipal da então capital federal. O cortejo fúnebre até o Cemitério São João Batista foi acompanhado por cerca de meio milhão de pessoas que cantavam "Taí", um de seus maiores sucessos.
No ano seguinte, o prefeito do Rio, Francisco Negrão de Lima assinou um decreto criando o Museu Carmen Miranda, o qual somente foi inaugurado em 1976 no Aterro do Flamengo.







CARMEN MIRANDA - BRASIL






ATIVIDADES

MÁSCARAS











O PROJETO

Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país. Para alguns é uma grande festa folclórica e para outros uma festa pagã. Sendo assim para trabalharmos o carnaval com nosso alunos de uma forma lúdica e criativa, optamos em escolher uma personalidade, que muitos alunos ainda não conheciam. Carmem Miranda. A cantora e atriz, fez muito sucesso e divulgou nosso pais. Sua marchinhas são bem conhecida e tocadas até os dias de hoje.
Objetivos:
  • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e sua origem;
  • Identificar músicas de Carnaval;
  • Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
  • Desenvolver o hábito de se alimentar com vários tipos de frutas;
  • Incentivar a pesquisa a vida de Carmen Miranda.
  • Desenvolver oficinas com sucatas
Desenvolvimento:
  • História: Trabalhar os textos com o ensino fundamental e contar brevemente a história do Carnaval para os alunos da educação infantil. Apresentar fotos das diversas formas de comemorar o carnaval.  (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba). A apresentação da vida da artista poderá ser feita com uma artista caracterizada como a Carmem Miranda.
  • Músicas: Apresentar as músicas e seus diversos ritmos: frevo, axé, marcinhas, dando ênfase as músicas de Carmem Miranda.
  • Filme: Apresentar trechos de filmes da cantora.
  • Oficina de Maracas: Pintar as maracás, feitas com mini-garrafas pet,  com as crianças, colocar areia colorida, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
  • Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar de Carmen Miranda com contas coloridas, canudos coloridos e materiais diversos.
  • Espetinho de Frutas: Fazer um espetinho de frutas diversas trabalhando cor, sabor, espessura com as crianças e ressaltando a importância das frutas para o crescimento e bem estar. Durante a atividade pintar frutas nos rostos das crianças.
  • Oficina da Máscara: Confeccionar uma máscara gigante com o Tema Carmem Miranda para decorar o salão do baile de carnaval, e máscaras de frutas para as crianças.
  • Móbile: Confeccionar um móbile de frutas para decoração da festa.
  • Baile de Carnaval: Convidar as crianças a participarem do baile fantasiadas.
  • Lembrancinha: No final da festa entregar como lembrancinha uma porção de salada de frutas.

Fotos do Projeto

Personagem caracterizada de Carmem Miranda
Apresentação para os Alunos
Apresentação da personagem para as crianças.

Alunos com a "Carmem Miranda"

Alunos com a "Carmem Miranda"

Máscara Gigante para Decoração

Oficina de Máracas

Oficina de Máracas

Oficina de Máracas
Oficina de Máracas
Oficina de Máracas
Educação Infantil com a Personagem Carmem Miranda

Culinária - Espeto de Frutas com o Ensino Fundamental

Móbile de Frutas - Ensino Fundamental

Espeto de Frutas - Ensino Fundamental


Espeto de Frutas - Educação Infantil

Espeto de Frutas - Educação Infantil

Pintura de Rosto - Frutas

Pintura de Rosto - Frutas

Baile de Fantasias.

Baile de Fantasias

Professoras: Valéria, Eu (Adriana) e Ana Luiza

n

2 comentários:

Família Ritmo Atrevido disse...

Adorei, ótimo projeto!!!
Vocês estão de parabéns!!!

Unknown disse...

Gostaria do molde da máscara gigante por favor 🥰